política

Prefeito de São Pedro do Sul vai deixar o cargo em julho

Marcos Fonseca


Foto: Divulgação

O prefeito de São Pedro do Sul, Victor Doeler (PP), 62 anos, vai renunciar ao mandato em 1º de julho. Além de deixar o comando do Executivo, ele pretende se afastar também da política e se dedicar à vida de produtor rural.

A principal motivação para a renúncia é a saúde. Em fevereiro deste ano, Doeler foi internado às pressas no Hospital de Caridade de Santa Maria depois de passar mal. Do susto, restou a ele um stent, uma pequena prótese em formato de tubo que é colocado no interior de uma artéria do coração para evitar a obstrução dos vasos e o risco de um infarto.

Vice-prefeito de Rosário do Sul anuncia afastamento do cargo

Recuperado, o prefeito precisou entrar numa dieta médica rigorosa, além de tomar remédios e fazer exercícios. De fevereiro até agora, contabilizou a perda de 18 quilos.  

- Tinha 120 quilos. Agora estou com 102. Estou caminhando e emagrecendo, e não vou me incomodar mais com a prefeitura - afirma.

O emagrecimento faz parte do tratamento para o coração. A dieta é acompanhada de caminhadas diárias pela cidade. O médico de Doeler foi bem claro a ele assim que deixou o hospital: era preciso reduzir a carga de trabalho. Por isso, o progressista optou pela renúncia antecipada, o primeiro caso de um prefeito eleito na região em 2016 a deixar o mandato por motivo não político. Para tomar a decisão, revela, pesou também a desilusão com a política.

Obra em Agudo visa solucionar problemas com inundações

- Tudo vem de cima. A gente, às vezes, não tem dinheiro para cumprir e fica fazendo papel de bobo - reclama.  

Produtor rural, Victor Doeler planta arroz e soja e também cria gado. Seus planos preveem tirar férias de 1º a 30 de junho e, na volta, em 1º de julho, comunicar a renúncia. A intenção do prefeito era terminar a metade do mandato e sair somente em 2019, mas a procuradoria jurídica do município garantiu que ele pode renunciar antes de terminar a metade do mandato sem ter de haver nova eleição para a prefeitura.

A partir de julho, ele pretende seguir apenas à frente de suas atividades rurais, que não o desgastam tanto emocionalmente como a política.

- Ao contrário, isso é bom. É prazeroso - garante.
Foto: Divulgação

VICE ASSUME
Quem assumirá a prefeitura após a saía de Victor Doeler será a sua atual vice-prefeita, Ziânia Maria Bolzan (PTB), 58 anos. Professora estadual aposentada, ela foi vereadora entre 2013 e 2016. Ziânia é casada com o atual vereador Walter Renato Menezes, também do PTB.  

Cruz Alta vai reabrir o Restaurante Popular em maio

Eleito em 2016, com 69,08% dos votos válidos, Doeler assegura que a atual vice-prefeita vem sendo atualizada com as informações necessárias para seguir tocando a administração municipal. Caberá à petebista decidir pela manutenção ou não do atual secretariado. Entre os secretários, está a esposa de Doeler, Deisy Doeler, titular da Saúde.  

- Ela (Deisy) quer sair, mas pedi que, se a Ziânia precisar dela, que segure um pouco - diz o prefeito.

- Não haverá problemas de continuidade - acrescenta o chefe do Executivo são-pedrense, que está a poucas semanas de se aposentar da carreira política.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Pedro do Sul pretende construir rua coberta no centro da cidade Anterior

São Pedro do Sul pretende construir rua coberta no centro da cidade

Suspeito de matar taxista de São Pedro do Sul vira réu Próximo

Suspeito de matar taxista de São Pedro do Sul vira réu

são pedro do sul